Inicio site Família Dall'Agnol

Associação Família Dall'Agnol e outras emigradas de Arsiè

Associação promove o intercâmbio sócio-cultural entre os membros das famílias, para manter a cultura e as tradições dos antepassados.

Home » Origem » Nossa Senhora da Saúde de Nova Prata

Nossa Senhora da Saúde de Nova Prata (RS)

História da capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, construída pelos imigrantes italianos em Nova Prata, RS, Brasil.

História

O terceiro grupo de imigrantes que partiu de Fastro em 1891 era composto de 12 famílias que não partiram juntas mas, distribuídas ao longo do ano.
Quando chegaram foram encaminhadas para Alfredo Chaves (atual Veranópolis), para as Linhas Severino Ribeiro e Linha 6ª (atualmente estas duas linhas pertencem à Nova Prata).

Ao final desta Linha foram construídos 3 capitéis:
Um capitel na Colônia número 35 onde estavam estabelecidos os Dall'Agnol Borsa (de Fastro Pusterino), e que foi dedicado a Santo Antônio.
Outro a 500 metros do primeiro na Colônia número 40 onde se encontravam os Dall'Ágnol Banda e o Sr. Vicente Brandalise (de Fastro Solivo), estes construíram um outro capitel dedicado à Nossa Senhora da Saúde. Foi erguido, também, a 600 metros dali onde es encontravam os DallÁgnol Massuia e Salina, outro capitel dedicado a Santo Antônio.

Estes 3 capitéis atendiam 41 famílias, 12 das quais provenientes de Fastro, 3 de San Vito e as restantes de Pádova, Treviso, Verona e Vicenza. Quando veio pela primeira vez o padre, os 3 capitéis estavam construídos. Este abençoou o primeiro e o segundo mas não quis abençoar o terceiro pois estava muito perto do segundo. Logicamente, as famílias do terceiro capitel ficaram ressentidas e, assim, foi criado um impasse que levou anos para ser resolvido. O entendimento houve quando foi tomada a decisão de construir somente uma capela.

Porém, ocorreu um segundo impasse pois alguns queriam que a capela fosse no local do seu capitel e dedicada à Nossa Senhora da Saúde, invés de que outros queriam em seu local e dedicada à Santo Antônio.
Após mais alguns anos de impasse, finalmente o Padre conseguiu convencê-los a erguer a capela em um outro terreno, intermediário entre os dois capitéis. A capela seria construída na terra de Giuseppe Dall'Agnol, perto da fonte na colônia de numero 46 (que hoje pertence à Clementino Batistel).

Neste período porém, houve a mudança de padre da Paróquia de Nova Prata e o novo padre não aceitou o local por eles escolhido por considerá-lo muito úmido. Escolheram então, uma colina na colônia numero 45, neste local hoje se encontra a Capela de Nossa Senhora da Saúde. Este terreno foi doado por Giácomo Nalim (Veronese). Por este motivo o cemitério ficou localizado a 500 metros de distância da Capela. Pode-se verificar que no livro Tombo da Paróquia de Veranópolis consta: "25-09-1895 - Criação da Capela e do Cemitério de Nossa Senhora da Saúde, II Seção Leste.

1^ Capela

Foi estabelecido que Nossa Senhora da Saúde seria a padroeira e que à sua direita estaria Santo Antônio e à sua esquerda, Nossa Senhora de Caravagio. Foi construída em madeira e coberta com tabuinhas (scandole) com as paredes de madeira larga e não beneficiada , sendo que o altar principal foi feito de cedro, trabalhado em torno manual e realizado pelo marceneiro Dalmás de Protásio Alves.

Mais tarde, foram adquiridas 3 belas estátuas de madeira ainda, os quadros da Via-sacra eram de papel, vindo da Itália com vidro e moldura em folha de flandres, pendurados no teto e pintados de verde e vermelho, com 3 barras de cada lado de madeira rachada.
Foi adquirido um sino que se fazia sentir à tardinha, na hora do ângelus, quando falecia alguém.

Um fato curioso e digno de ser citado dado a sua importância é o de que em certa ocasião caiu um temporal e um raio destruiu a torre de sustentação do sino mas este permaneceu intacto. Depois do ocorrido, os moradores fizeram a promessa de considerar todas as segundas-feiras após a Páscoa como dia santificado, tradição que permanece nos dias atuais.

2^ Capela

Madonna della Salute a Nova Prata, seconda ricostruzione

Posteriormente, foi construída uma capela mais elaborada, com paredes duplas, exteriormente com tábuas de 30 cm. E interiormente com forrro de madeira beneficiada. Possuía 6 janelas, uma porta com arco oval e teto abobadado; os 3 altares, antes separados, foram unidos e colocados no centro. A cobertura, de scandole foi substituída por folhas de zinco, as imagens da Via-Sacra com molduras de flandres foram substituídas pro novas de gesso. Infelizmente, esta bela capela foi destruída por um acidente proposital provocado por um doente mental em 22 de abril de 1986, às 23 horas.

3^ capela

Cappella della Madonna della Salute a Nuova prata, terza ricostruzione

É a atual capela, construída totalmente em alvenaria. A obra foi possível graças ao auxílio da prefeitura de Nova Prata.

Os 100 anos

No dia 26/11/1995 foi realizada a comemoração dos 100 anos da capela de Nossa Senhora da Saúde. A data exata dos 100 anos porém foi o dia 25/09/1995.



Data da última atualização: 06/02/2005