Inicio site Família Dall'Agnol

Associação Família Dall'Agnol e outras emigradas de Arsiè

Associação promove o intercâmbio sócio-cultural entre os membros das famílias, para manter a cultura e as tradições dos antepassados.

Home » Origens » Fastro hoje

Fastro

Descrição de Fastro, principais características, a emigração, a sua história.

Localização

Fastro Fastro é dividida em duas partes: Fastro Bassanese, que faz parte do município de Cismon del Grappa, província de Vicenza, e, a fração maior, Fastro propriamente dita, que pertence ao município di Arsiè, na província de Belluno. As províncias de Belluno e Vicenza fazem parte da região do Vêneto, onde se encontram cidades mundialmente conhecidas como Veneza, Padova, Verona e Cortina d'Ampezzo.
Para localizar melhor Fastro, podemos citar algumas distâncias entre as cidades mais próximas: Feltre (15 Km), Bassano del Grappa (35 Km), Belluno (45 Km), Trento (70 Km).

Estrutura de Fastro

Fastro Fastro é uma pequena cidade composta de diferentes bairros, cada um com sua particularidade: o Canal, o Solivo, o Pusterno, o Bassanese.
Podemos dizer que o motivo pelo qual o território foi dividido em 2 províncias encontra sua explicação na história.

Fastro encontra-se a 345 metros acima do nível do mar, no fundo de um vale que onde tem a intersecção da Valsugana com o Feltrino. Por outro lado, enquanto o bairro do canal ocupa o fundo do vale os outros bairros situam-se numa regiao montanhosa, para se entender melhor, na subida do morro, perto do sume das montanhas, o bairro Solivo, situa-se em na parte da montanha onde se pode sentir os raios solares (por isso Solivo), o bairro Pusterno (no bairro onde não se pode sentir muito a presenca do sol) e o bairro Bassanese seria a parte da montanha mais proxima de Bassano del Grappa .

Economia

A economia de Fastro não apresenta particularidades quanto aos seus recursos. Há algum tempo atrás (nao sabemos precisamente), os habitantes de Fastro tinham como meio de subsistência a agricultura, viviam portanto, da venda dos produtos da terra e da pecuária que eram cultivados no fundo do vale e nos campos de pastagens situados nas montanhas que circundam o município. Hoje, a maior parte das pessoas trabalha fora do país.

Agricoltura

Enquanto que há algum tempo atrás, as terras eram completamente cultivados, isto é, o terreno era, em sua grande parte ocupado pela cultura de uvas (para fazer o vinho), mas também por batatas, feijão, milho, e outras espécies de plantações. A situação atual é bem diferente desta citada, pois a maioria dos terrenos encontram-se abandonados e, o bosque, o mato está lentamente tomando conta do território. A agricultura, em Fastro, praticamente se resume ao consumo próprio dos poucos moradores que lá restam, ou seja, a agricultura praticada é a de subsistência.

Turismo

Praticamente, não existe turismo em Fastro, onde uma das únicas formas de turismo seja a visita ao lugar por parte dos descendentes , que, algumas vezes passam algum período de suas férias ali, e procuram conhecer o lugar para resgatar um pouco da história de seus antepassados que partiram para o Brasil, ou, casos em que algumas vezes encontram ainda alguns parentes.

População

Atualmente, a população de Fastro é composta por cerca de 500 pessoas, sendo que a maior parte dos moradores é de sobrenome Dall'Agnol. Podemos dizer que, em número, a segunda maior família é a Brandalise mas, ainda podemos encontrar também, pessoas das famílias Grando, Battistel, Saccaro, Dalle Mulle e outras.

A emigraçao

Fastro, assim como muitos outros municípios da região do Veneto e do Feltrino em particular, sempre contribuiu muito para a emigração. Os motivos ainda não sabemos ao certo mas, acredita-se que a motivação para a emigração tenha vindo da escassez de recursos do território não só daquela cidade mas também de toda a região.

O evento mais significativo do fenômeno da emigração é aquele ligado a emigração para o Brasil. No ano de 1876, Don Munari, que era o pároco (padre) de Fastro partiu com um grupo de 275 pessoas dos quais haviam 11 famílias que partiram em direção a um novo mundo.
O processo de emigração continuou pelas décadas seguintes conforme as oportunidades que surgiam (Argentina, Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica, Turim, Milão etc..).
Ao realizarmos uma reflexão mais minuciosa, constatamos que, mesmo sendo somente por uma parte do tempo, a emigraçao continua a ocorrer atualmente uma vez que a maior parte da população em idade para trabalhar parte todas as manhas para retornar a noite.

Caracteristicas

Casa al Solivo Uma das principais características deste pequeno município são as casas antigas que possuem uma estrutura particular. Esta particularidade deve-se ao fato de existirem construções altas e estreitas para que haja um maior aproveitamento da luz e do calor do sol.
Em todas as casas podemos encontrar amplas varandas ou balcoes em lenho sobre os quais eram colocados para secar vários produtos da terra (milho, fumo, etc...).

Um outro elemento característico são as fontes (chafarizes) que eram usados para captar a água e também para lavar. Todos os bairros ou ruas dos vilarejos possuem um ou mais capitéis que comprovam a profunda fé religiosa de seus habitantes.

Mapas de Fastro


Data da última atualização: 15/01/2007